terça-feira, 21 de abril de 2009

Pequenas dicas 6







ESPAÇO FORA DE CAMPO

Existe na fotografia um espaço que está fora do campo fotográfico. Isto é, vai além das margens da fotografia. Pode ser pela projeção de um espelho, a condução de um olhar, o recorte de parte de um elemento, um ponto de fuga.

Aqui exemplos de espaço fora de campo:

A primeira foto foi feita nas ruas do Porto. É um recorte em contraluz. A idéia é brincar com o movimento ritmado dos passantes e deixar as perguntas: quem são eles? Estão juntos? Que outras características comuns possuem?

A segunda foi feita em Barcelona. Dubois chama este espaço fora de campo por incrustação - é um espaço virtual, que está atrás do fotógrafo e é refletido no espaço real. Neste caso, somente a janela e os lustres dentro dela fazem parte do espaço real; a moça, a estátua e os prédios estão no espaço virtual.

A terceira, também feita em Barcelona, é um recorte. A asa em primeiro plano seria a do vulto no terço superior esquerdo da foto?

A quarta, feita em Morretes, é a mais simples do conjunto. A câmera aponta para algo. O quê?

A última, feita em Compostela é a mais sofisticada em termos de composição. Possui um espaço real no qual há uma fuga por meio do olhar da moça em primeiro plano. Depois há um espaço virtual no qual há outra moça olhando para cima, outro ponto de fuga.

O autor que melhor explora o espaço fora de campo, ou espaço off é Philippe Dubois, no livro O Ato Fotográfico

2 comentários:

Marta disse...

Com estas dicas todas, achas que eu lá para os 70 anos vou saber fotografar como tu?

Uma delícia, estas lições de fotografias com exemplos e tudo!
Inclusive, da minha cidade :)

Gostei tanto de saber!

beijos, muitos, marta

Zaclis Veiga disse...

Marta, vai treinando. Não é tão difícil... ;)
beijo