sábado, 18 de abril de 2009

ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar






Minha mãe, professora primária, foi transferida para a biblioteca do Grupo Escolar Amálio Pinheiro lá pelo início dos anos 70.
Me tornei gente-leitora naquele lugar e fui alfabetizada com os livros do Monteiro Lobato, autor da frase título deste post.
Minha infância foi povoada pelos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo - queria tanto ter um burro falante e experimentar os bolinhos da Tia Anastácia.
Lobato também tinha uma escrita repleta de ironias e revelou o mundo rural por meio de um típico personagem, o Jeca Tatu.
Sobre os escritores que se mantinham encastelados em suas mesas, dizia: “A nossa literatura é fabricada nas cidades por sujeitos que não penetram nos campos de medo dos carrapatos”. (atual, certo?)
O que poucos sabem é que ele incursionou pela fotografia. Primeiro fez fotos da família com uma kodak e depois com uma Rolleyflex passou a registrar o cotidiano e algumas das fotos foram parar em suas colunas.
As fotos postadas foram feitas entre 1910 e 1914.
Hoje, Dia Nacional do Livro Infantil é em homenagem a ele.

2 comentários:

Anônimo disse...

Zazá,

você é um refrigério para minha alma cansadinha. Escreva mais, conte mais.

beijo,

aveloh

Marta disse...

Tão belo! Tão belo, Zaclis!

e o título? sublime!

e o Sítio do Pica Pau Amarelo!

eu adorava - adoro - a Emília :)

beijos, muitos