domingo, 19 de abril de 2009

pequenas dicas 5







Ponto de Vista
Temos a tendência de fotografar tudo aquilo que nos agrada. Porém, ao fazermos impensadamente corremos o risco de ter fotos sem atrativos, ou com sobra de elementos. A procura por um ponto de vista diferenciado, começa pelo movimento que fazemos ao redor do tema.
Fotografar no nível dos olhos nem sempre é o melhor.
Para fazer fotos diferentes, devemos buscar ângulos aos quais nossa postura bípede não está acostumada ou recortes que direcionem o olhar do leitor.
A primeira foto foi feita na praia do Mole em Santa Catarina. Eu estava deitada sob o guarda-sol observando o movimento quando percebi o carrinho de sorvetes se aproximar. Abri um pouco mais de espaço na areia, saquei a câmera, medi a luz e cliquei.
As outras três foram feitas durante o Festival de Bonecos, em Curitiba.
Na primeira procurei enquadrar o palhaço com pernas de pau em contraponto com o boneco gigante que vinha logo atrás.
Na segunda, trabalhei com a perspectiva. Coloquei em primeiro plano a tela que transmitia uma peça que estava sendo encenada. No segundo plano há pessoas vendo algumas estruturas de grandes bonecos e, por último, alguns prédios iluminados.
Na terceira, optei por um recorte que desse uma certa graça à cena. Vi as duas pessoas rindo de algo que acontecia atrás de mim. Gostei do fato de ambos estarem de braços cruzados e da repetição do sorriso da menina com o do anjo. Tive que me deslocar um pouco para enquadrar melhor e recortar a cabeça do primeiro plano, e os olhos do segundo.

Um comentário:

Marta disse...

Tão bom saber tants coisas novas pelos teus olhos!

Eu tb viciei :)


bjo