domingo, 12 de abril de 2009

IV Jornadas 1


Estive no Porto para participar das IV Jornadas Internacionais de Jornalismo realizada pela Universidade Fernando Pessoa. O evento já se tornou parte do meu calendário de atividades acadêmicas. É a terceira que participo. Só faltei à primeira. Foi bom rever o amigos que fiz ao longo desses três anos.
O tema deste ano foi “Os Jovens e a Renovação do Jornalismo”.
Na fala de abertura Alfonso Sánchez-Tabernero da Universidade de Navarra falou sobre o papel da televisão e levantou algumas questões interessantes relacionadas à qualidade x audiência:
1. há uma tríplice perspectiva da qualidade: subjetiva - demandas do público; objetiva - relacionadas ao fazer jornalsimo (objetividade, ouvir todos oa lados, etc,) e de personalidade - identidade de cada cidadão.
2. em busca da qualidade deve-se considerar a exclusividade, o desenho e a capacidade de se fazer copreender.
3. que a qualidade televisiva depende da intensidade da competitividade, do tipo de regulação, das preferências do público, dos enfoques dos proprietários e gestores, de um projeto cultural de cada emissora e dos talentos dos profissionais criativos.
4. que o jornlaismo esportivo não deve informar mas sim compartilhar emoções.

Alfonso finalizou alertando para o fato de que os sites de busca são piratas da informação. Neles as pessoas leem as notícias mas não sabem quem as produziu, de baixo de qual indicativo editorial e quais os interesses daqueles que a postaram.
Bom início para uma boa discussão.

Nenhum comentário: