terça-feira, 14 de abril de 2009

Madrid 2







O museu Reina Sofia foi um sopro no meu coração.
Explico: sou apaixonada pelo cubismo e pelo surrealismo.
Amo o cinema surrealista, principalmente Buñuel e lá, em uma salinha escura, me deparei com Las Hurdes/ Tierra sin pan.

Logo depois, Salvador Dali, Man Ray, René Magritte ...

Fiquei impressionada com Guernica de Pablo Picasso. Fiquei muitos minutos absorvendo aquela obra tão atual, feita em 1937. Me emocionei por encontrar em Guernica um pouco dos relatos de luta pelos direitos sociais no Brasil.
Picasso disse: No, la pintura no está hecha para decorar las habitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo.

No contexto histórico de Guernica há uma exposição de fotógrafos que cobriram a Guerra Civil Espanhola. Estava lá Robert Capa. SIM! CAPA! Maravilhoso.

Fotos:
Fachada do Museu
Detalhe da Fachada
Esculturas de Alexander Calder - Carmem
Juan Miro - Pájaro Lunar
Roy Lichtenstein - Pinceladas

3 comentários:

Marta disse...

Eu vou fazer um assalto a este blog e roubar fotografias, verdadeiros quadros!!!
Isto assim, não é um blog! é um museu. VIVO!

LINDO! Tão LINDO o teu olhar Zaclis!

bjo

Zaclis Veiga disse...

Obrigada Marta. E pode assaltar. Está liberada.
beijos

Eduardo Macarios disse...

Zaclis, as fotos de Madri estão demais!

Também não me canso de visitar museus por aqui. Vi uma retrospectiva do Robert Capa e da Gerda Taro com mais de 200 fotografias, diários de bordo, contatos... realmente inspirador. visitei a exposiçao 2 vezes!