terça-feira, 5 de maio de 2009

Parabéns mana


Quando adolescente minha irmã era gordinha. Para ela, suas pernas eram roliças demais.
Eu era uma criança palito - acreditem!
Ela adorava fazer docinhos miúdos - herança de meu pai que começou a vida como confeiteiro.
Lembro das receitas de cajuzinho que ela guardava em uma lata verde e escondia em um lugar secreto da casa.
À mim sobrava raspar a panela e ganhar um ou outro doce depois de muita cara de coitada.
Um dia, brincando pela casa, descobri a lata do tesouro escondida sob a cama. Passei a tarde toda por lá. Abri a lata com cuidado, senti o cheiro de cada doce e saboreei até não aguentar mais. Só não apanhei dela porque meu pai lhe deu dinheiro para fazer outra receita.
Acho que foi uma paixonite que levou minha irmã a fazer regime.
As frutas ganharam seus lugares e a família foi apresentada a uma tabela de calorias.
Quando a vontade de comer doces era muito grande minha irmã fazia uma receita de brigadeiro de colher - ela adorava o cheiro, e me fazia comer tudinho.
Ficava no comando da minha degustação - mais rápido, mais lento. Eu adorava, claro.
O regime deu certo, ela emagreceu.
Dali em diante minhas pernas começaram a ficar roliças...
Até hoje acho que foi sua vingança pelo roubo dos cajuzinhos.

A foto foi feita na Lapa (acho que nunca fotografei docinhos)

4 comentários:

Marta disse...

Que história DELICIOSA! aliás isto não é uma história, é um BRIGADEIRO :)

beijo e outro, para a mana, cara linda

Marta disse...

e esqueci de dizer que amei, a imagem :)

e qual Lapa?

Zaclis Veiga disse...

Marta, minha amiga, Lapa é uma cidade que fica próxima de Curitiba. É um lugar histórico, bem pequenininho e que possui lindas locações fotográficas. Qualquer dia desses mostro mais algumas coisas que fiz por lá.
beijo

Anônimo disse...

Za, você e suas histórias são ótimas.Consigo imaginar você contando e rindo, muito bom.
Bj e um abraço,
Sil (CCC)