domingo, 6 de setembro de 2009

"Essa história de que o impresso vai desaparecer é balela"



O futuro dos veículos impressos frente aos avanços tecnológicos foi discutido na mesa redonda “O mundo no papel e o mundo digital: diálogos interculturais”. O evento aconteceu neste sábado (05) dentro do Ciclo de Debates sobre Temas Livres em Comunicação (Libercom), que integra o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom 2009.
Apesar dos avanços tecnológicos, como a internet e a crescente comercialização de aparelhos visualizadores de livros eletrônicos (E-Books), a opinião dos especialistas presentes na discussão foi unânime: o meio impresso não vai acabar. Na visão do Doutor em Comunicação, professor da Universidade Mackenzie e coordenador da mesa, José Carlos Marques, as novas tecnologias não vão dar fim ao jornal impresso.
“Eu não partilho da impressão de que o meio impresso vá acabar com as novas tecnologias. Pelo contrário, nunca se leu tanto na história da humanidade como agora, com os novos meios digitais. Acho que a leitura se fortalece e o meio impresso faz parte de todo esse processo de comunicação na modernidade”, afirma Marques.
O doutor em Ciências da Comunicação e atual professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Anibal de Bragança, é mais enfático quanto à "previsão apocalíptica" do fim dos impressos. “Essa história de que os impressos vão acabar é balela. Estamos produzindo cada vez mais obras”, afirma.
Já o professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), José Luiz Proença, denuncia que “há certa agressividade por parte do mundo digital, que diz que tudo vai acabar”. Otimista, Proença acredita num “relacionamento” amigável entre o mundo do papel e o mundo digital. “Acho que eles estão mais para um casamento do que para um divórcio”, garante.
Ainda seguindo a linha de que a tecnologia não é nenhum bicho papão, José Carlos Marques diz que, se bem utilizada, a tecnologia só tem a favorecer o jornalismo. “Acho que as novas tecnologias têm que andar a serviço do trabalho da imprensa e não o contrário”, conclui.


Texto: Flávio Freitas
Foto: Patrick Belem

Vou publicar algumas matérias sobre algumas palestras do Intercom.
São mais de 1500 trabalhos!
Para ler sobre vários outros assuntos relacionados ao evento acesse
http://intercom2009.blogspot.com

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