segunda-feira, 16 de março de 2009

Pequenas dicas 2






Muitas vezes estamos diante de cenas que "precisam" ser registradas. Pode ser um lugar lindo, uma situação engraçada, uma lembrança que queremos levar embora. Mas na hora de ver a foto, percebemos que não deu certo. Aquilo que deveria resultar em uma boa imagem ficou sem graça.
Quase sempre o problema é a confusão de planos.
Isto é, quando vemos uma cena, naturalmente selecionamos aquilo que mais nos chama a atenção. Quando fotografamos, registramos o todo - aquilo que queremos e tudo o resto que está em volta e então começam os problemas.
As dicas dos próximos posts serão de como destacar aquilo que queremos mostrar.
Para isso temos as regras de composição.
A primeira é a "regra dos terços"
É simples e a mais importante das regras fotográficas.

A regra dos terços é derivada da divisão áurea na qual o retângulo é dividido por duas linhas verticais e duas horizontais formando 9 retângulos iguais. Os pontos de interseção das linhas são os principais pontos de atenção da fotografia.
Lembre: o centro do retângulo fotográfico é o pior lugar para deixar o elemento de destaque.
Aqui alguns exemplos da regra

A foto 1 mostra minha mãe observando o nascer do sol na praia de Camboriu. Minha intenção era destacar seu vulto e mostar a beleza da água. Deixei ela no terço direito da fotografia e equilibrei a linha do horizonte dando dois terços de água e um terço de céu.

Na foto 2 meu amigo Manuel Pinto - grande fotógrafo português - está destacado no terço esquerdo da fotografia. Seu braço recorta a imagem passando pelos pontos de interseção o que "leva" o olhar do leitor até o objeto sobre o qual ele está falando: alheiras - uma linguiça portuguesa muito saborosa.

Na terceira foto o destaque é para o lindo céu dos Campos Gerais. O terço inferior concentra os elementos terra (para ampliar a sensação de céu) e uma cerca que forma um ponto de fuga com os raios de sol. É uma composição simples mas muito eficiente.

Na última foto minha amiga Luciana está fotografando no Centro Português de Fotografia, no Porto. A composição é clássica na qual ela ocupa todo o terço direito. Uma dica importante: sempre que tiver alguém de perfil "grude" as costas do modelo na margem. Isso dará espaço para o movimento, para o discurso. No caso para o "fotografar" da Luciana e o objeto que ela está fotografando.

A próxima dica será sobre outra regra de composição: moldura

2 comentários:

Luciano Sarote disse...

Será que ainda alguém terá dúvidas com estas dicas fundamentais, muito legal a maneira que você transmite as técnicas.

aveloh disse...

que lindo esse vulto! eu o reconheci antes que você dissesse quem era. É uma personagen de conto de fadas perdida num jardim antigo.