terça-feira, 13 de maio de 2008


Estou lendo o livro DENTADA EM ORELHA DE CÃO, de Miguel Carvalho.
É um livro-reportagem excepcional.
Miguel tem uma linguagem interesante, fluída e conta as histórias do "mundo com gente dentro" de maneira cativante e intensa.
É um livro que tem a caligrafia da emoção e é também uma obra visual.
Ele escreve de maneira que meus olhos o acompanham através de lugares como Albânia, Guiné Bissau, País Basco, Venezuela (onde ele está fazendo uma reportagem)e Portugal.
E tem sido uma boa viagem.
Miguel não poupa o tom ácido ao falar das diferenças sociais e das políticas excludentes.
Porém, ao dar voz aos desabrigados, esfomeados e esquecidos a caneta traça uma partitura suave, melodia de quem quer sonhar com um mundo justo.
Miguel é grande repórter das revista Visão, de Portugal. É um homem inquieto com o mundo ao seu redor.
Na introdução do livro escreve:
"Nestes textos, caro leitor, podes encontrar as tuas divergências, o teu ânimo, o teu desalento. Mas desejo, sobretudo, que percebas que as lágrimas têm sal em todos os cantos do mundo, que os sonhos de muitos homens e mulheres se jogam, com a mesma dor e alegria, na Albânia, na Venezuela ou à tua porta. Partilho, tal como Sepúlveda,'o desejo secreto de nos agarrarmos à palavra como o únio esconjuro contra o esquecimento'. E porque os cínicos não servem para este ofício, quero acordar todos os dias, bem desperto, e escrever o melhor que sei e posso. Como se ainda fosse mudar o mundo."
Miguel é uma daquelas raras pessoas que dá orgulho de chamar de amigo.

Nenhum comentário: