sexta-feira, 16 de maio de 2008

Beleza Ameaçada


Começa amanhã a exposição Beleza Ameaçada, de Sandra Wolf e Oswaldo Estáquio. A Sandra foi minha aluna e é a primeira índia formada em jornalismo, do Brasil.
A mostra abre amanhã no Museu Municipal Leonel Trindade em Torres Vedras, Portugal. Depois disso segue para o Japão e Austrália. Foi uma honra para mim fazer a a curadoria da exposição.

Eis o texto da abertura:
Há leis no Brasil que protegem os índios.
Nelas foram estabelecidos direitos, principalmente o territorial.
Há, porém, aqueles que fazem ouvidos moucos, cegam os olhos e calam a voz. São empresas, companhias de mineração, garimpeiros e fazendeiros que invadem constantemente as terras e devastam a cultura indígena.
Em 1500, quando as naus portuguesas chegaram ao Brasil existiam 5 milhões de índios e mais de mil línguas faladas. Hoje, o povo indígena está reduzido a 270 mil e menos de 300 línguas.
No entanto, muitos brasileiros lutam pelas causas indígenas e pela preservação da cultura. Beleza Ameaçada é parte dessas ações.
Estas fotos vão além da plasticidade indígena e nos instalam próximos aos sonhos de homens e mulheres que buscam manter vivas suas tradições, rituais e costumes.
Nelas, olhos nos invadem como um caleidoscópio imaginário onde há sussurros de esperança.
Sandra e Oswaldo nos presenteiam com instantes repletos de magia, bem ao gosto do índio brasileiro.
Zaclis Veiga
Curadora da mostra

Nenhum comentário: