sexta-feira, 9 de maio de 2008

80 anos


Hoje é aniversário de meu pai.
Manoel Augusto Bahls Veiga.
Descendente de portugueses e índios.
Nasceu em Ipiranga, cidadezinha no interior do Paraná.
É o mais novo de nove filhos, daí o apelido Nenê.
Eu adorava quando criança, dormir (ou fingir que dormia) em seu colo, embalada pelo som da recém chegada televisão no Brasil. A luminosidade das iamgens se debatendo pelas paredes escuras e por vezes adentrando minhas pálpebras formavam o ambiente ideal para os sonhos de menina que um dia seria fotógrafa.
Acho que tenho como herança de meu pai o gosto de andar pelas ruas de mãos dadas, de tocar aquele com quem converso, de gostar de animais (e de falar com eles), de descascar laranja em uma linha só, sem que a casca se parta...

80 anos.

Ele me ensinou lições preciosas, eis algumas:
1. não importa o que aconteça, seja sempre verdadeira;
2. a justiça vale até mesmo o sono das noites;
3. quem ri melhor, vive melhor;
4. para emagrecer, coma por um. (preciso particar essa um pouco mais)

Nenhum comentário: