domingo, 9 de maio de 2010

Diálogo para comemorar o dia das mães

Com saudade dos sabores e cheiros da casa da mãe telefonei pedindo:
– Na próxima vez que vier me ensina a fazer pão?
No dia da aula levantei cedo, repleta de expectativa e me paramentei com o único avental da casa.
– primeiro você separa os ingredientes: ovos, margarina, leite, farinha, sal, açúcar e fermento biológico, – foi explicando minha mãe, com seu tom de anos de magistério para crianças.
– Agora bata os ovos para que não fique com gosto de ovo.
– quantos ovos? Perguntei pragmática e sem entender direito porque ovo não pode ter gosto de ovo.
– depende do tamanho do pão que você quer ter e do tamanho dos ovos.
– hum... E de que tamanho queremos o pão?
– assim. Me mostrou com um gesto das mãos.
– certo, respondi. – quanto de margarina?
– depende do tamanho dos ovos.
– e leite?
– eu ponho a quantidade que eu tenho em casa. Um litro, um pouco menos, ...
– farinha?
– é no olho. Até dar ponto.
– e fermento? É no olho também?
– claro que não! Eu ponho um tablete! Respondeu nervosa.
Depois de pensar um tantinho e em tom confessional acrescenta: – mas como você vai demorar a fazer outro pão vamos colocar mais meio tablete. Tenho pena de jogar fermento no lixo.

Aprendi a fazer? Claro! É fácil. É só saber mensurar o tamanho dos ovos e calcular o diâmetro do pão que quer tirar do forno. Se ficar pesado é culpa do fermento que foi pouco. Se ficar batumado (seja lá o que for isso) é culpa da farinha que foi muito. Se ficar com gosto de ovos é culpa de quem não bateu direito para tirar o gosto. Pronto.

3 comentários:

aveloh disse...

Prima,

pão é dom. Eu tenho até uma pedra de mármore muito branco para amassar, mas o meu pão é um fiasco, não completamente porque eu gosto de massas rústicas. Aquele pão de minha mãe, de que você deve lembrar bem, quem faz igual é o Pedro, que, aliás, herdou muitas outras coisas da avó.
beijão.
PS: falei hoje com os véio.

Zaclis Veiga disse...

então precisamos fazer uma sessão pão com a Iracy e o Pedro.
beijos

Horgh disse...

Profª, eu ri. =D
[]´s
Rods.