quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pequenas dicas I


Tenho amigos que me pedem para avaliar suas fotos sem o saber que é um exercício que me mete medo. Primeiro, porque não sei mentir e depois porque geralmente as fotos são de qualidade duvidosa.

Muitas fotos só tem valor pessoal - cansei de ver cachorrinhos, filhinhos, namoradas, etc., todos sempre bonitinhos, mas retratados, quase sempre, de forma medíocre.

Nem sempre o ruim está na qualidade técnica (as câmeras atuais se resolvem sozinhas)
O problema está geralmente na composição, na falta de sentido das fotgrafias para aqueles que não estão emocionalmente ligados a ela.

E cada vez tenho que fazer uma longa fala para esclarecer que estou dando minha opinião sobre a técnica fotográfica e não sobre a beleza do fotografado, ou o sentimento que ela gera no fotógrafo – mas, nem sempre sou entendida.

Por isso, resolvi dar algumas dicas fotográficas. São coisinhas bem básicas que podem ajudar a melhorar o resultado das fotografias.

Aqui vai a número um:
Primeiro responda:
Por que fotografo?
Fotografar é registrar aquilo que vemos. É algo que podemos fazer de maneira objetiva e subjetiva. Creio que o interessante é conseguir combinar as caracterísitcas mais desejáveis de ambas as formas.
Objetivamente devemos ter consciência do aparato fotográfico - a câmera e suas possiblidades; do fato e de suas implicações; do instante certo para registrar.
Subjetivamente temos coisas como: algo que nos liga ao objeto a ser fotografado (o cachorrinho, a namorada, a viagem,...); os elementos estéticos que chamam a atenção; o discurso que quero apresentar.

A partir daí vem a segunda questão:
Como quero fotografar? Ou, qual resultado quero?
Aguarde a próxima dica. (tem algumas pistas logo abaixo)

A foto mostra meu pai e minha cachorrinha. Tenho por essa imagem um apreço especial óbvio. Mas, vamos a algumas coisinhas técnicas.
1. não tem flash. Dificilmente vocês verão uma foto minha com flash. Não gosto dos planos "chapados" pela luz artificial. Sempre prefiro luz natural, mesmo quando as condições são ruins. Nesse caso, tenho uma luz lateral que dá suavidade ao rosto de meu pai sem tirar toda a história que está gravada nele.
2. enquadramento. O olhar para a câmera chama a atenção para ele e ao mesmo tempo o olhar da Bia (a cachorrinha) para fora do quadro cria uma certa expectativa, um movimento. Há algo além do espaço fotografado. Esse olhar para fora chama-se "espaço fora de campo", ou "espaço em off".
3. palnos. Fiz questão de colocar na foto o quadro feito por minha tia que mostra uma pinha aberta por dois motivos: porque gosto muito desse quadro e porque o pinheiro (árvore que dá a pinha) é símbolo do Paraná.


Para ler mais sobre o "espaço fora de campo": O ato fotográfico de Phillipe Dubois.

5 comentários:

Luciano Sarote disse...

Olá, adoro sua sinceridade, o que me fez crescer. Perfeito, muitas fotos que também já me pediram para olhar e notei que mesmo com as facilidades de equipamento, o que realmente falta é olhar, é buscar a imagem e como dizia Bresson o instante decisivo. Muitas vezes, mesmo as pessoas tendo domínio técnico ou uma "câmerazinha faz tudo" falta composição, deve-se pensar que além do elemento principal (cachorrinho, papagaio, namorada, etc ), existem outros elementos ao redor da imagem que completam e podem mudar o significado da imagem, alterar a atenção desejada. Para se ter uma boa imagem deve-se pensar, mesmo sendo com o coração, olhar, compôr, como se fosse escrever um poema, contar uma história, para quem for contemplar entenda da maneira que o autor deseja. Aí acho que não tem erro, depois de entender a técnica, o olhar é o mais importante.

Anônimo disse...

Zaclis, salve! Muito bacana o blog. Eu tinha um - mas aposentei... As fotos do carnaval de Curitiba estão excelentes - tem a cara da cidade!

Abraços,
André Tezza

Anônimo disse...

Zaclis, salve! Muito bacana o blog. Eu tinha um - mas aposentei... As fotos do carnaval de Curitiba estão excelentes - tem a cara da cidade!

Abraços,
André Tezza

Rafael Urban disse...

Olá Zaclís,
muito bacana as dicas.
Vou repassar aos interessados.

Um grande abraçO,
Rafael

Anônimo disse...

Salve Zaclis!
Nestes tempos modernosos, fala-se muito em fotografia contemporânea - estendida - contaminada e coisa e tal...
Mas quando vejo uma fotografia com uma composição clássica e bem trabalhada como o retrato que você fez do seu pai com sua cachorrinha,
sinto falta de algo que se perdeu no tempo, talvez uma essência, o fazer um retrato, reverenciar alguém com uma boa luz e um bom enquadramento. E isso, você soube fazer com destreza e arte.
Viva Zaclis !

Joel Rocha