quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Na Bienal








Fui para Porto Alegre ver a Bienal do Mercosul. Foi uma experiência interessante.
A ideia da Bienal é promover um espaço aberto para as artes visuais experimentais do continente.
Chovia em Porto Alegre, o voo atrasou meia hora e nos perdemos já na saída da locadora de carros rumo ao cais do Porto, local de quatro mostras.
Não querendo parecer troglodita diante da arte dos outros, mas também sabendo que não consigo calar meus pensamentos palpiteiros e tendo consciência de que a arte tem um conceito abstrato (e perigoso), procurei estar de mente aberta.
Havia obras muito óbvias (quase sopa de letrinhas) e outras tão abstratas que nem sei o que poderiam ser/representar/dizer (em muitos momentos senti falta de um manual)
Embora eu não seja uma especialista em arte contemporânea, leia menos do que gostaria e esteja sempre afundada em fotografias, creio que tenho um repertório razoável para compreender boa parte das coisas que me são apresentadas como discurso visual. Gosto de algumas e desgosto de outras, mas ai entra a minha parte palpiteira.
Na mostra Desenho das Ideias um garoto parado diante de um quadro com vários riscos de nanquim perguntou ao guia: você acha que isso é arte? Espichei as orelhas, curiosíssima.
O guia pigarreou, encheu o pulmão de ar e disse: acho que é criatividade, mas se está na aqui (na Bienal) é arte.
Pronto. Assunto resolvido. Meu olhar crítico e meus miolos palpitantes de tanto palpitar se aquietaram. Absorvi o que gostei, o resto esqueci.

2 comentários:

aveloh disse...

Você está cheia de razão, mesmo eu não tendo visto o que você viu.É impressionante como as "artes visuais ou/e plásticas" dão margem à picaretagem, muito mais do que qualquer outra arte. Diante delas eu acredito mesmo é na minha intuição, como você na tua.
beijo

Carlos Romão disse...

Olá,
ficou sem resposta o seu comentário, peço desculpa. Este ano não houve árvore de Natal gigante no Porto e as iluminações desta época até estão pobres. Fruto dos tempos.
Cumprimentos