segunda-feira, 13 de julho de 2009

Desafio da Marta


Minha amiga Marta me lançou um desafio: condensar cinco situações da minha vida dignas de passarem em câmara lenta.
Respondo este post sentada na sala de sua casa que tão gentilmente me acolheu no Porto.
É um tanto difícil. As emoções tolas embargam os olhos. E me ocorre: e se não houver muitas? E se as que há forem ilusões? E se houver tantas que meu coração não aguenta?
Olhos secos vamos à lista:

O primeiro beijo. (Era carnaval eu de melindorsa ele de cangaceiro. O instante anunciado, a respiração descompassada, ...)

Quando vi pela primeira vez cada um dos meus filhos. (a emoção do encontro face a face. Dois rostinhos vermelhinhos, tão meus, tão lindos, ...)

O dia em que todos os meus colegas de classe pararam para me escutar (poucos conhecem essa história que parece não ter sentido algum, mas, acreditem, foi marcante)

A primeira vez que pisei a Avenida dos Aliados no Porto (é como se cada uma daquelas pedras absorvesse parte da minha alma)

Por último, alguns dias perfeitos. Dias nos quais eu gostaria que o mundo parasse. Daqueles que completam a alma e alimentam o espírito. Uma tarde entre amigos, um instante de amor, um encontro com Deus, um sopro de esperança, um beijo roubado, gargalhadas de chorar, instantes de pura felicidade, mesmo em meio ao turbilhão.

Acho que gostaria, querida Marta, que a vida toda passasse em câmera lenta com as emoções a aflorar através das partilhas e afetos que valem a eternidade.

2 comentários:

PAS[Ç]SOS disse...

Serão as emoções eternas ilusões para nos sentirmos vivos? Ou iremos buscar às lembranças as cores das emoções que se tornaram curtas ilusões, afastadas de nós pelo tempo, e que só a memória segura para nos iludir que ainda as voltaremos a agarrar? Quantas imagens se nos deparam nas emoções por aqui deixadas nas palavras sequestradas às ilusões, por serem verdades.

Marta disse...

Comovida!

és muito, muito, muito LINDA :)