sábado, 13 de dezembro de 2008

O Clube do bangue bangue





Li novamente "O Clube do bangue bangue" de Greg Marinovich e João Silva. É uma leitura obrigatória para os meus alunos por vários motivos: retrata a vida de quatro fotógrafos e suas dificuladades técnicas, emocionais e ideológicas durante uma cobertura de guerra e nos faz pensar sobre os limites da fotografia.
No livro Marinovich e Silva refletem sobre sua jornada política, emocional e pessoal ao longo dos anos do sangrento período do regime do Apartheid na África do Sul.
Além da Àfrica do Sul aparecem outras regiões conflagradas como a ex-Yugoslavia e o Sudão onde Carter fez famosa foto da criança definhando de fome.
O nome do livro se deve ao fato de que uma revista teria publicado que eles eram os paparazzis do bang bang. Mais tarde a própria revista troca a expressão para 'Clube do Ban Bang' em referência ao trabalho que os fotógrafos desenvolviam em meio a tiroteios e atrocidades constantes.
Os destemidos fotógrafos tiraram algumas das mais inesquecíveis fotografias de guerra deste período da história. Esse destemor que trouxe-lhes a fama internacional teve um alto preço.
O livro traz fotos intensas, faz pensar sobre a profissão e refletir sobre esse retângulo bidimensional que carregado de atos de violênica é a expressão de um mundo real - quem nega isso talvez preferisse que fosse uma caricatura.

Nenhum comentário: