quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A televisão invade o teu cotidiano?


O livro Jornalismo de Televisão (Pedro Maciel, Porto Alegre, Sagra, 1995) apresenta dez mandamentos do jornalismo para televisão desenvolvidos, ao longo do tempo pelo telejornalismo norte-americano. São eles:

1. A grande notícia está onde estão as câmeras. E as câmeras costumam estar onde há poder. Por isso grande parte das notícias dos telejornais se referem aos governantes e ao governo.

2. Notícia importante é aquela que entra no jornal da oito da noite. O telejornalismo é um processo brutal de eliminação de matérias. Sempre há mais notícia do que espaço nos telejornais e nessa briga as que entram são importantes.

3. Se um político não consegue dar o recado em 15 segundos, corta o homem. Há três razões para esse corte: medo de entediar o telespectador; medo de ser usado pelo político; cortar a fala é a maneira mais fácil de editar.

4. Se o presidente fala é notícia. O governo é ainda a principal fonte de notícias do país e uma decisão do presidente pode influir diretamente na vida de milhões de pessoas.

5. Se o concorrente tem é preciso usar. Essa obrigatoriedade ocorre muito em coberturas feitas em sistema de pool ou quando se sabe que a emissora concorrente tem e vai usar naquela noite. Mesmo sabendo que a matéria poderia ser mais bem elaborada ou que nem deveria entrar, temos de divulgá-la.

6. Entre a bela e a fera, use a bela. A televisão é freqüentemente acusada de preferir a beleza ao conteúdo. Os dirigentes de televisão argumentam que as moças bonitas da televisão estão lá por competência e se duas pessoas tem a mesma capacidade só que uma é loura e linda e a outra é um baixinho careca e feio, a escolhida é a loura.

7. Se os grandes jornais publicaram, a televisão deve dar. Existem ainda produtores de televisão que só acreditam nas matérias depois de publicadas pelos jornais. Mas esses produtores são e vão ficar cada vez mais raros. Hoje a televisão não só fura os jornais como começa a disputar a instantaneidade da notícia com o rádio.

8. Se é importante mas a imagem é pobre, conte e não mostre. Se é trivial mas a imagem é boa, mostre. As dificuldades na ilustração de matérias de economia, por exemplo, são cada vez mais vencidas pelos equipamentos modernos capazes de espichar, encolher, torcer uma cédula de dinheiro. Na televisão é quase possível explicar a teoria da mais valia em um minuto e meio.

9. Se não aconteceu hoje, não é notícia. Os assuntos de véspera são tratados com muito mais profundidade pelos jornais.

10. Deixe o telespectador feliz. Incêndios, furacões, batalhas e explosões são as melhores imagens de televisão. mas o que o telespectador mais gosta é saber que a casa dele, a cidade dele e o país dele estão seguros. A melhor maneira de reforçar essa noção é mostrar essa destruição toda nas casas, cidades e países dos outros. É preciso cuidado para não fechar o jornal com matérias pesadas. O melhor é usar uma matéria engraçada ou positiva. O objetivo dos telejornais é transformar o importante em interessante e dar ao telespectador a sensação de que ele sabe o que aconteceu no mundo naquele dia.

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