segunda-feira, 28 de julho de 2008

Retornei







Fim de férias. Recarregada. Praia, boa leitura, conversa agradável e muitas fotografias.

Estas são de Prudentópolis, cidade que tem a maior colônia Ucraniana do Brasil e a mais bem organizada do mundo. As fotos fazem parte de um projeto que está sendo feito a partir de um convite do embaixador da Ucrânia em Portugal, Rotyslav Tronenko.

Eu e mais cinco fotógrafos estamos rodando o Paraná para contar um pouco da história da imigração ucraniana no Brasil. Em um segundo momento, viajaremos a Portugal para registrar o dia-a-dia dos imigrantes que vivem lá. O resultado será o livro "Ucrânia em português", com fotografias e reportagens, além de uma exposição fotográfica que em 2009 passará por Portugal, Ucrânia e, finalmente, pelo Brasil.


Rotyslav Tronenko, embaixador da Ucrânia em Portugal, acredita que os ucranianos que vivem no Brasil têm muito a mostrar para os seus conterrâneos portugueses. "Acima de tudo, os descendentes que moram no Brasil nos ensinam que é possível manter as tradições e ao mesmo tempo fazer parte da cultura do País que escolheram viver". O objetivo do trabalho, idealizado pelo embaixador, é incentivar a manutenção da cultura ucraniana no país europeu que está ainda na sua primeira geração.

Fazem parte do projeto Oswaldo Eustáquio Filho, Jonathan Campos, do jornal Gazeta do Povo; Luciano Sarote, um dos maiores talentos da nova geração da fotografia paranaense; Rafael Urban, repórter da Folha de Londrina e Sandra Volf, repórter da Gazeta do Povo. Dos cinco, três foram meus alunos (Sandra, Urban e Sarote)

Um comentário:

Oswaldo Filho disse...

Zaclis, lindas suas fotos de Prude. Estou louco para ver a primeira selação.